Revisado por Marcelo Pivovar - Solution Architect
Neste artigo vamos a presentar como criar um banco de dados a partir de um backup existente de outro domínio.
Parte II. Oracle Cloud - Criando um banco de dados a partir de um backup existente na nuvem
Abaixo estão listados alguns pré-requisitos para ter em mente quando for criar um banco de dados a partir de um backup na nuvem.
Vamos mostrar como configurar o backup para o Oracle Database na Oracle Cloud. Primeiramente, tenha certeza que você está usando o Oracle StorageCloud Service e tem uma política de replicação definida. Acesse sua conta na Oracle Cloud e no dashboard clique em “ViewDetails” no Storage Service.
Clique no ícone () e selecione “Set ReplicationPolicy”.
Selecione o data center e clique em “Set”.
Para habilitar o backup automático do banco de dados na nuvem, você deve criar um cloudstoragecontainer. Antes de criar o storage container, acesse os detalhes do Oracle StorageCloudSerivce e copie o link do REST Endpoint.
Abra o link //storageconsole.em2.oraclecloud.com/ (ou o link correspondente ao seu data center), forneça o link do REST Endpoint e então o login do Oracle StorageCloud Service.
Crie um novo storage container.
Defina o nome como “backup”.
Agora acesse a página do Oracle DatabaseCloud Service e crie um novo serviço.
Selecione “Oracle DatabaseCloud Service” como o tipo de assinatura. Escolha a edição do software como “Enterprise Edition”. Forneça a chave SSH pública e clique em “Next”.
Informe a senha administrativa que é usada pelo usuário SYS do banco de dados, o nome do banco de dados, a porta do listener e selecione “Both CloudStorageand Local Storage” como opção no campo Backup Destination, informe também o nome do storage container, usuário e senha. Então para continuar clique em “Next”.
Por fim, revise as configurações e clique em “Create” para criar seu banco de dados na nuvem.
Após alguns minutos o banco de dados estará criado.
Clique no nome do serviço (BkpDB) para abrir a página principal do banco de dados.
Conforme podemos ver na imagem abaixo, temos um container de backup configurado para nossa instância.
Clique na seção “Administration”. A partir da aba “Backup” clique no botão “Backup Now” para criar um backup do banco de dados. Você pode usar também o RMAN e agendar seus próprios backups.
Ao clicar em “Backup Now” você verá que o backup será executado.
Se você acessar o storage container verá que muitos arquivos foram criados.
Na segunda parte deste artigo vamos completar o procedimento para criar um banco de dados baseado neste backup. Vamos executar os seguintes passos:
Esperamos que este artigo tenha sido útil e fica o convite para acompanhar nossas próximas publicações direcionadas à Oracle Cloud.
Skant Gupta: Oracle Certified Professional 12c & 11g RAC Certified, trabalha como DBA Sênior na Etisalat em Dubai. Temmais de 5 anos de experiênciaem diferentes tecnologias Oracle, focando principalmente em banco de dados, soluções de alta disponibilidade, WebLogic e GoldenGate.
Joel Pérez: DBA (Oracle ACE Director, MaximumAvailability OCM, OCM CloudAdmin. & OCM12c/11g) Especialista commais de 16 anos de experiência real no mundo da tecnologia Oracle, especializada na concepção e implementação de soluções: Nuvem, alta disponibilidade, recuperação de desastres, Upgrades, replicação e toda a área relacionada com bancos de dados Oracle. Joel serve como "Chief Technologist & MAA, TEM Architect" para www.Enmotech.com Yunhe ENMO (Beijing) Technology Co. Ltd. Beijing, China. OCM Perfil Joel Perez: http://education.oracle.com/education/otn/JoelPerez.htm
Franky Weber Faust: atua como administrador de banco de dados Oracle e MySQL no PagSeguro, tem 26 anos, é graduado emTecnologiaem Bancos de Dados e iniciousuacarreiratrabalhandonumprojeto internacional da Volkswagen com os bancos de dados DB2 da IBM, SQL Server da Microsoft e tambémcom o Oracle e desde o iníciodirecionouseusestudos para as tecnologias Oracle. É especialista emtecnologias de Alta Disponibilidade como RAC, Dataguard e GoldenGate e compartilhaseusconhecimentos no blog loredata.com.br. Possui as certificações OCE SQL, OCA 11g, OCP 12c, OCS RAC 12c e OCS Linux 6.
Este artigo foi revisto pela equipe de produtos Oracle e está em conformidade com as normas e práticas para o uso de produtos Oracle.