Oracle Cloud: passo a passo para criar um banco de dados Oracle na nuvem (Parte II)
Por Kamran Aghayev A. , Joel Pérez e Franky Weber F. (OCE)
Postado em Fevereiro 2017,
Revisado por Marcelo Pivovar - Solution Architect
Este artigo possui uma primeira parte onde criamos o serviço do banco de dados com o qual trabalharemos nesta segunda parte.
Parte I. Oracle Cloud: passo a passo para criar um banco de dados Oracle na nuvem
Antes de tentar conectar externamente ao banco de dados na nuvem você deve habilitar a regra de segurança dblistener. Abra o dashboard do Oracle Database Cloud Service.
Clique na aba “Network”.
Ao clicar na aba Network as regras de segurança serão listadas.
Clique no ícone da regra ora_p2_dblistener e selecione update.
Altere o status para “Enabled” e clique em update.
Habilite também a regra de segurança ora_p2_dbconsole para liberar acesso ao OEM.
Agora vamos conectar ao banco de dados usando uma conexão SSH. Forneça a chave privada que havia sido salva conforme o primeiro artigo.
Insira o IP da máquina virtual que é apresentado na página principal do database cloud service e clique em Open.
Insira o usuário oracle e a senha utilizada ao gerar a chave privada usando o Putty Key Generator e faça o login ao servidor onde está rodando o banco de dados.
Conecte-se ao SQL*Plus e execute alguns comandos.
Crie/abra um arquivo tnsnames.ora e adicione a seguinte entrada (lembre-se de incluir o seu IP, alias, sid/service_name):
PRODDB =
(DESCRIPTION =
(ADDRESS = (PROTOCOL = TCP)(HOST = 141.144.32.70)(PORT = 1521))
(CONNECT_DATA =
(SID = PRODDB)
)
)
Abra o cmd do Windows e faça login no banco de dados na nuvem através do Oracle Client instalado localmente e execute alguns comandos no SQL*Plus.
Para abrir o OEM, clique no ícone do menu do Database Cloud Service na página principal e selecione “Open EM Console”.
Forneça o usuário e senha para acessar a console.
Depois de criar e configurar um banco de dados utilizando o assistente da Oracle Cloud, decidimos criar um novo banco de dados em silent mode na mesma máquina. Veja a seguir.
Depois de criar o banco de dados verifique se ele está ativo/ligado e conecte-se a ele.
Após ter um banco de dados com os parâmetros especificados, você pode alterar os parâmetros a qualquer momento. Vamos adicionar 2GB de memória à máquina. Vá para a home page do database cloud service, clique no ícone do menu e escolha o link “Scale Up/Down”.
Forneça o novo tamanho desejado e clique “Yes, Scale Up/Down Service”.
O servidor sofrerá um reboot e será adicionado o que foi solicitado.
A nova área está montada no mount point /u05.
Esperamos que este artigo seja útil e nos vemos nos próximos artigos.
Kamran Aghayev A. é um Oracle Certified Master, Oracle Clusterware Certified Expert e RAC Implementation Specialist, Oracle Certifie Professional (9i, 10g, 11g) e Oracle ACE Director, trabalha como líder de uma equipe de DBAs na AzerCell Telecom LLC. É autor dos livros Oracle Backup and Recovery: Expert secrets for using RMAN and Data Pump e do livro Oracle Certified Master 11g Exam Guide. Ele mantém o popular blog kamranagayev.com onde compartilha suas experiências e contribui regularmente para grupos, fóruns, encontros de grupos de usuários e eventos ao redor do mundo. É um palestrante frequente e já apresentou em vários países, mais recentemente nos EUA, Japão, China, Índia, Argentina, Uruguai, Panamá, Costa Rica, México, Guatemala, Finlândia e Turquia. É o presidente do Azerbaijan Oracle User Group (AzerOUG) e também leciona aulas sobre administração de banco de dados Oracle na Qafqaz University.
Joel Pérez é um DBA (Oracle ACE Director, Maximum Availability OCM, OCM Cloud Admin. & OCM12c/11g) Especialista com mais de 16 anos de experiência real no mundo da tecnologia Oracle, especializada na concepção e implementação de soluções: Nuvem, alta disponibilidade, recuperação de desastres, Upgrades, replicação e toda a área relacionada com bancos de dados Oracle. Joel serve como "Chief Technologist & MAA, TEM Architect" para www.Enmotech.com Yunhe ENMO (Beijing) Technology Co. Ltd. Beijing, China. OCM Perfil Joel Perez: http://education.oracle.com/education/otn/JoelPerez.htm
Franky Weber Faust atua como administrador de banco de dados Oracle e MySQL no PagSeguro, tem 26 anos, é graduado em Tecnologia em Bancos de Dados e iniciou sua carreira trabalhando num projeto internacional da Volkswagen com os bancos de dados DB2 da IBM, SQL Server da Microsoft e também com o Oracle e desde o início direcionou seus estudos para as tecnologias Oracle. É especialista em tecnologias de Alta Disponibilidade como RAC, Dataguard e GoldenGate e compartilha seus conhecimentos no blog loredata.com.br. Possui as certificações OCE SQL, OCA 11g, OCP 12c, OCS RAC 12c e OCS Linux 6.
Este artigo foi revisto pela equipe de produtos Oracle e está em conformidade com as normas e práticas para o uso de produtos Oracle.