Objetivo: Criar um serviço MySQL na nuvem e acessá-lo a partir do desktop via SSH e via MySQL Workbench e monitorar o MySQL a partir do MySQL Enterprise Monitor.
Assim como outros artigos já publicados sobre Oracle Cloud, é muito simples criar um serviço na Oracle Cloud. Com o MySQL Cloud Service não é diferente. Basta seguir o passo a passo.
Acesse cloud.oracle.com e faça login no seu domínio.
No menu do Dashboard acesse “MySQL”.
Clique em “CriarInstância”.
Defina um nome para o seu novo serviço e clique em “Próximo”.
Escolha o tamanho do seu serviço, no meu caso defini OC4 (2 OCPUs + 15GB de RAM) e 25GB de armazenamento.
Defina o seu usuário de administração do MySQL, nome do database a ser previamente criado e conjunto de caracteres. A configuração do MySQL Enterprise Monitor é opcional, se você optar por isso deverá definir os usuários Gerente e Agente. Depois que configurartudo é sóclicar em “Próximo”.
Revise a configuração e clique em “Criar” para criar efetivamente o serviço.
Acompanhe a criação do serviço clicando em “Histórico de criações e exclusões de instância” e depois em “Detalhes” na respectiva instância.
Após a instância estar criada clique sobre o nome dela para abrí-la.
Clique no menu ao lado do nome da instância e clique em “Access Rules”.
Na linha da regra “ora_p2admin_mysql” clique no menu e então em “Enable” para habilitar a porta 3306 para acessarmos externamente nosso MySQL.
Faça a mesma coisa para a regra “ora_p2admin_em”, a qual liberará acesso ao Enterprise Monitor.
Clique sobre o nome da Instância novamente para voltar ao console principal e anote o endereço de IP.
Abra uma sessão no seu utilitário para conexão SSH e utilize a chave privada que você forneceu na criação do serviço.
Depois de conseguir acesso via SSH no seu servidor hospedado na nuvem veja que com o usuário opc (Oracle Public Cloud) não é possível acessar o client do MySQL, então alterne o seu login para o usuário oracle conforme a mensagem.
Observe na imagem acima que a versão do MySQL é a 5.7.18, a mais recente disponível no momento desta configuração. Observe também o database “loredatadb” definido na criação do serviço.
Agora vamos configurar o acesso via MySQL Workbench. Depois de abrir o aplicativo forneça o IP do seu serviço, o usuário root, a porta 3306 e a senha do usuário root, caso queira você pode definir o database padrão para a conexão no campo “Default Schema”. Clique em “Test Connection” para validar se está tudo certo e depois clique em “OK”.
Abra a conexão recém-criada e teste algumas funcionalidades do MySQL Workbench.
Por último vamos ver o MySQL Enterprise Monitor. Para acessá-lo vá ao console da instância, acesse novamente o menu e clique em “URL do Enterprise Monitor”.
Uma nova aba deverá ser aberta. Entre com o usuário e a senha definidos na configuração do serviço.
Navegue e explore o MySQL Enterprise Monitor para aprender mais sobre suas capacidades de monitoramento.
Com este artigo concluímos que é muito fácil configurar o MySQL para rodar na Oracle Cloud. Acessamos o MySQL com diversos utilitários diferentes e vimos como monitorar o MySQL na nuvem.
Agradeço imensamente a quem leu e espero que tenham gostado.
Franky Weber Faust atua como administrador de banco de dados Oracle e MySQL no PagSeguro, tem 26 anos, é graduado em Tecnologia em Bancos de Dados e iniciou sua carreira trabalhandon um projeto internacional da Volkswagen com os bancos de dados DB2 da IBM, SQL Server da Microsoft e também com o Oracle e desde o início direcionou seus estudos para as tecnologias Oracle. É especialista em tecnologias de Alta Disponibilidade como RAC, Dataguard e GoldenGate e compartilha seus conhecimentos no blog loredata.com.br. Possui as certificações OCE SQL, OCA 11g, OCP 12c, OCS RAC 12c e OCS Linux 6.
Este artigo foi revisto pela equipe de produtos Oracle e está em conformidade com as normas e práticas para o uso de produtos Oracle.