Com toda essa era de variedade e velocidade da informação, BI não é mais vista apenas como uma questão de estratégia, mas sim de infraestrutura.
A oferta das soluções em BI é a de responder perguntas relevantes ao negócio, a partir de diferentes estruturas de dados. Mas a necessidade do nosso mercado consumidor tem aumentando cada vez mais e exigindo dos provedores de solução, algo muito mais além da integração de dados. A informação precisa ser disponibilizada de forma dinâmica, compatível com às diversas tecnologias de apresentação, interativa e em tempo real.
Trago neste artigo uma das propostas da Oracle para atender o cenário atual do mercado, a suíte Oracle Business Intelligence Cloud Service – BICS.
Esta é a camada de apresentação da plataforma (área de interação com o usuário). O acesso e a construção de relatórios é semelhante ao OBIEE Analytics, porém com funções limitadas por enquanto (Mapas, KPI e Relatórios Agendados). Sua interface está muito mais intuitiva e limpa, utilizando os menus voltados para a sequência natural de desenvolvimento de análises como por exemplo, carregar dados, modelar, gerenciar permissões, criar análises e assim por diante.
É um dos componentes que sofreu mais alteração visual. Atua totalmente em Cloud, o conceito de Joins e Star Schema continua o mesmo, porém a interface é totalmente diferente do modo on-premise que utilizava o client local Admin Tool.
Uma interfaçe web para administração e configuração de objetos do Banco de Dados em Cloud. Permite também comandos SQL, execução de scripts e demais funcionalidades conhecidas no On-premise.
É o componente responsável pela a carga de dados no formato txt e xls. O Data Loader suporta arquivos de até 100 Mb e pode ser acessado pelo usuário via interface web do BICS ou também pelo workspace do Apex.
Oracle Service Database Cloud armazena em nuvem o modelo de dados relacional que será consumido pelos demais componentes do BICS. (Suporta conexão com SQL Developer via SFTP).
Um client local que realiza carga dados agendadas do banco de dados relacional para o no banco em Cloud. Permite ulpoad a partir de scripts SQL isolados como também lê sources de bancos origens MySQL, MSSQL Oracle Thin, Tera Data e outros. O Data Sync é um utilitário em Java que requer JDK instalado.
De acordo com a documentação Oracle do produto BI Cloud Service, a implementação da solução é baseada a partir de uma base de dados relacional pronta. Talvez a integração de dados possa até ser realizada pelo Data Sync em tempo de carga, mas essa arquitetura de implementação pode variar de acordo com a quantidade de origem e a volumetria de dados.
Nosso mercado de TI encontra-se em grande fase de transição, mediante tanta demanda urgente de mercado, nosso perfil de usuário hoje atua de forma muito mais interativa com as aplicações do que como era antes, apenas um consumidor de informações e relatórios.
Business Intelligence é um conceito firmado em metodologias amadurecidas ao longo dos 10 a 15 anos de implementações realizadas. No entanto, por mais que sejam facilitadoras, quando se trata de fato de Inteligência de Negócios, não existe solução ou ferramenta que faça mágica (projetos em meses e/ou aplicações em semanas).
Não é possível atingir uma excelência analítica (com interação e integridade de dados) sem à aplicação correta destes conceitos e para isso o BI deve ser adotado como cultura dentro das organizações e consultorias.
Cloud é uma grande proposta, mas o sucesso do produto está totalmente ligado à assertividade dos projetos onde atuamos.
Carina Mendes - Business Intelligence Consultant.
Formação Acadêmica em Gestão Financeira e Estatística, Atuação técnica no desenvolvimento de projetos em Oracle BIEE 10g/11g e Oracle Endeca Information Discovery 3.1. Linguagens e ferramentas: Oracle SQL, ODI, AdminTool, Shell, Html e CSS.
Este artigo foi revisto pela equipe de produtos Oracle e está em conformidade com as normas e práticas para o uso de produtos Oracle.